Benefícios do professor particular de música
Existe um grande paradigma no ensino de instrumentos musicais, ou melhor, na transferência de conhecimentos e habilidades musicais. Isso acontece porque a maior parte dos professores são músicos práticos, que lecionam também além do palco, ou bacharéis no instrumento que tiveram sua formação e construção de conhecimentos voltados para seu próprio aprendizado naquele instrumento, assim sendo, esses músicos ao lecionar têm uma tendência a repassar tais conhecimentos usando dos mesmos mecanismos que os adquiriram. Isso não quer dizer necessariamente uma coisa ruim, porém, no cotidiano da profissão nota-se que é extremamente importante que o professor saiba preparar sua aula usando diversas metodologias e formas de condicionamento, matérias objeto dos pedagogos e músicos pedagogos.
Por outro lado temos os professores pedagogos musicais que usam mais da alegoria e de métodos diversos para lecionar música, muitas vezes aos iniciantes e para grupos de musicalização. Estes na maioria não são músicos práticos, que têm também o palco como local de trabalho, nestes casos há uma tendência de um ensino mais voltado a oficinas e à um trabalho musical não muito específico da performance no instrumento e de habilidades específicas que somente o ensino prático no instrumento lhe habilitará, matéria dos bacharéis e músicos práticos.
O professor de música de escolas e conservatórios, devido ao grande número de alunos e aulas, têm pouco tempo para preparar aulas específicas, onde objetivos de curto, médio e longo prazo são considerados no aprendizado eficaz e permanente de cada aluno. Ainda por cima, recebem como pagamento do seu serviço apenas uma porcentagem do que o aluno está pagando para sua formação, o que é desmotivador.
Existe também uma visão diferente da música quando o professor estuda ou estudou vários instrumentos. Quando estudamos um instrumento específico criamos uma linguagem própria da música e do como fazer música com aquele instrumento. Ao estudar um outro instrumento de outra família você terá que "começar do zero", mas levará grande parte do que você aprendeu da música no seu primeiro instrumento, mas começará à criar uma outra linguagem mais ampla e uma forma mais particular de entender o que é aquilo que fazemos quando estamos tocando.
Apresento então, o que ao meu ver, são as principais vantagens de estudar com um professor particular:
Mais tempo para preparar sua aula e os conteúdos que você irá aprender;
Mais possibilidades de horário, aula com maior duração;
criação de material exclusivo de apoio como playback's, partituras digitais, vídeos, softwares;
Muito raramente o professor vai desmarcar sua aula;
Maior motivação ao professor que recebe integralmente o que você está pagando para aprender;
maior atenção ao aluno, ao repertório desejado, aos estudos específicos